TRF-4 - Seguro Desemprego
 
15.01.2016 | Unio no pode condicionar seguro-desemprego a pagamento de valores pagos indevidamente

A Administração federal não pode condicionar a concessão de seguro-desemprego à restituição de valores pagos indevidamente a segurado. A decisão, tomada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em dezembro, confirmou sentença da Justiça Federal de Blumenau (SC).

A ação foi ajuizada por uma segurada após ter seu seguro-desemprego negado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em Blumenau. O órgão informou que ela só teria direito ao benefício caso pagasse uma pendência anterior relativa a outro seguro-desemprego recebido indevidamente.

A 2ª Vara Federal de Blumenau julgou a ação procedente e a União apelou ao tribunal contra a sentença. Segundo a relatora do caso, desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, a União deve cobrar os valores pagos indevidamente por meio de processo administrativo. “O que não pode é negar pedido de seguro-desemprego à impetrante, opondo-lhe, sem o devido processo legal, a exigência de devolução do que indevidamente recebeu”, afirmou a magistrada.

Nº do Processo: 5017968-34.2014.4.04.7205

Fonte: Tribunal Regional Federal da 4ª Região
 
Voltar
 
ÁREAS DE ATUAÇÃO
 


INFORMATIVO
 
Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossas novidades:
 


LINKS ÚTEIS
 
 
Localização
Rua Antônio Saltorão, 31
Jd.Planalto Verde - Mogi Guaçu - SP
CEP 13843-216
Atendimento
19 3831.2311
2024 Gaeta Advogados | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Multdivision